A Contra-ofensiva dos Usuários para os Efeitos da Indústria da Atenção

Updated: Nov 30, 2020

Criado em 2018, o Center for Human Technology faz parte de um grupo crescente de pessoas que passou a lutar pelo uso ético da tecnologia.


Todas as revoluções tecnológicas experimentadas pela humanidade trouxeram benefícios e desafios a serem vencidos. A revolução industrial no fim do séc. XVIII possibilitou a produção em escala, mas também acabou gerando as relações de trabalho exploratórias entre patrões e operários. No séc. XX a revolução da indústria da informação facilitou o acesso ao conhecimento produzido pela humanidade, mas tornou as pessoas mais inseguras e ansiosas. No século XXI, a indústria da atenção explora aplicativos que criou um mundo ágil e hiper conectado, mas que competem pela nossa atenção.


Design Persuasivo


Aplicativos que foram desenhados utilizando-se de técnicas de engenharia reversa da psique humana transformaram nossos dispositivos em pequenas máquinas caça-niqueis, com a mesma concepção no design, por exemplo, das existentes hoje nos cassinos de Las Vegas. A perspectiva de que as pessoas sejam recompensadas com curtidas e com conteúdo fácil de consumir faz com que as pessoas voltem constantemente para obter mais.


Saúde Mental


Houve um aumento nos casos de pessoas (principalmente crianças e adolescentes) que sofrem de déficit de atenção, bullying, distúrbios alimentares, depressão, transtornos de ansiedade entre outros problemas de saúde mental. Estes problemas impactam o desempenho acadêmico e profissional destes indivíduos. Os estudos científicos não são conclusivos em afirmar se este aumento está ligado ou não ao aumento do tempo que as pessoas têm se dedicado a consumir conteúdo online.


Saúde Física


Infelizmente genes herdados dos nossos antepassados nos obrigam a estar sempre nos movimentando para nos mantermos saudáveis. Com tantas distrações em nossos dispositivos, pode ser difícil lembrar que precisamos nos moviementar. Mais difícil ainda é colocar em prática um programa de atividade física, mesmo que seja uma caminhada diária. Estamos sempre muito ocupados e como é impossível criar mais tempo, as horas que dedicamos olhando para uma tela não conseguimos de volta para correr ou caminhar.


Fake News


Muitos veículos de informação são na verdade geradores de marketing de conteúdo com foco no número de visualizações. A qualidade da informação e a ética na sua divulgação ficam em segundo plano. O importante é prender a atenção do leitor. Estas falsas notícias se espalham rapidamente e tem a capacidade de influenciar multidões.

Na foto, uma receita para problemas de cervical.

Polarização


O nosso comportamento nas redes sociais amplifica nossos traços comportamentais. Isso somado a nossa incapacidade (e as vezes preguiça) de nos expressar bem por escrito, gera indivíduos ignorantes (conhecidos na rede pelo nome de trolls) incapazes sustentar um discurso civilizado, criando uma ilusão de uma sociedade que opera apenas com opiniões polarizadas.


Manipulação Política


É mais muito barato e mais eficiente travar batalhas virtuais com desinformação e ódio em uma eleição do que realizar uma intervenção militar. Indivíduos confusos e mentalmente perturbados podem ser mais facilmente manipulados para votarem em um determinado candidato.


Superficialidade dos Relacionamentos


Quando dedicamos a nossa atenção somente para as telas estamos vivendo em uma realidade virtual. Estamos sendo influenciados por ilusões, mentiras e certamente não estamos alimentando os relacionamentos reais que tanto precisamos para sermos seres humanos saudáveis tanto físico quanto mentalmente.


O objetivo do CHT tem sido criar uma conscientização sobre o tema, através de parcerias com diversas ONGs e institutos de pesquisa, além de profissionais e estudiosos de diversas áreas. Com isto, espera-se que através da pressão imposta pela sociedade sobre governo e legisladores, novas leis sejam criadas para regulamentar as práticas e limitar o poder destas empresas.

© 2020 by Calm Tech ®

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now