Dicas simples que fazem a diferença contra ameaças digitais

Updated: Nov 2, 2020


Quer ficar longe de problemas de segurança ao usar o computador? Siga estas dicas.


Zero conteúdo pirata


A primeira dica é não baixar conteúdo pirata. Nada mesmo. Significa pagar para assistir aquele filme ou para usar aquele software que precisa ter sua licença adquirida. Além de ilegal, você não estará agindo certo e irá pagar pelo seu ato mais cedo ou mais tarde. Acredite. Pois a probabilidade de ter problemas ao baixar aquele programa pirata em um site desconhecido é enorme. A lista de problemas é extensa e vai desde não ter a quem recorrer em caso de problemas técnicos a ter os seus dados sequestrados. Vejamos:


Como saber se o programa que você está baixando é autêntico e não foi alterado para incluir código malicioso?

Como saber se o site com conteúdo pirata não foi invadido e está sendo usado por malfeitores para disseminar ameaças?

Como saber se o próprio site não está instalando ameaças digitais no seu computador?


E você ainda tem o risco de ser flagrado pelo fabricante e multado. Simplesmente não vale a pena. Se você precisa do programa, vá ao site oficial do desenvolvedor e pague por ele. Você terá direito a suporte técnico e atualizações. E ainda vai ajudar a garantir o salário de quem está trabalhando e merece ser recompensado por isso.


Cuidado por onde você anda


Não acesse sites com conteúdo ilegal, ofensivo, difamatório. Tenha cuidado com as informações que você disponibiliza e no que você anda clicando quando está navegando.

Sites de pornografia estão infestados de ameaças digitais. Se você quer consumir este tipo de conteúdo, procure por conteúdo pago, que tende a ser um pouco mais seguro.


Desconfie de toda comunicação que receber


Sempre que você receber qualquer forma de comunicação online com anexos e links para sites, desconfie sempre. Mesmo se o remetente for conhecido. Na dúvida, entre em contato com o remetente. Se não for possível entrar em contato, utilize um antivírus para verificar o arquivo e reduzir o risco. Nunca abra anexos e clique em links de remetentes desconhecidos.





Tenha uma imagem completa do sistema operacional + dados


E não vale fazer uma cópia no próprio computador. Para salvar estes dados o melhor ainda é comprar um disco rígido portátil e guardá-lo em um lugar seguro. Hoje existem várias opções de programas que ajudam neste processo de backup de dados e te ajudam a restaurar facilmente o seu ambiente para um estado anterior, em caso de você precisar apagar tudo e recomeçar do zero com uma nova instalação.


Estes hábitos não garantem 100% de proteção, mas tenha certeza que eles te ajudarão a reduzir o risco de se envolver em problemas.

© 2020 by Calm Tech ®

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now